A MP260 de quatro lados é uma plaina/moldador universal e compacta concebida para profissionais de carpintaria e que trabalham com madeira da indústria da construção. Trata-se de uma máquina acessível e de fácil utilização que aplaina ou molda os quatro lados ao mesmo tempo. Permite a produção de vários materiais com acabamentos profissionais, tal como soalho, tábuas perfiladas, bordas decorativas, painéis, caixilhos de janelas e portas, elementos de acabamento de móveis, entre outros.
A MP260 possui duas cabeças de corte horizontais – a cabeça de corte superior de 410 mm de largura e a cabeça de corte inferior de 300 mm de largura, assim como duas cabeças de corte laterais, cada uma com uma altura máxima de 100 mm. Uma destas cabeças de corte laterais está montada sobre um veio fixo, enquanto a outra pode ser movida. Cada cabeça de corte lateral é normalmente fornecida com duas lâminas de corte reto HSS em comprimentos adequados. Também estão disponíveis várias lâminas de perfil opcionais com diferentes formas e dimensões para todas as cabeças de corte. A operação de processamento de quatro lados é realizada numa única passagem, a qual permite uma poupança de tempo considerável e um aumento da eficiência de trabalho.
Há cinco rolos de alimentação que fazem o material avançar ao longo das cabeças de corte de uma forma suave e consistente. Dependendo das necessidades, os rolos de alimentação de aço padrão podem ser substituídos por rolos de aço endurecido opcionais para um melhor desempenho, ou por rolos de poliuretano opcionais que permitam uma maior proteção da superfície do material.
There are five feed rollers which advance the material along the cutterheads in a smooth and consistent way. Depending on needs, standard steel feed rollers can be replaced with optional hardened steel rollers for increased performance, or with optional polyurethane rollers which further protect the material surface.
A mesa de trabalho é feita de ferro fundido de qualidade, maqui nada em ferramentas CNC modernas de modo a torná-la o mais estável possível durante o trabalho. Mesmo acima da mesa de alimentação, ao alcance do operador, há um painel de controlo de fácil utilização. Os motores elétricos com a potência total de 12,5 kW são potentes, económicos e silenciosos.
A MP260 possui quatro portas de escape de serragem – uma com o diâmetro de 125 mm e as outras três portas com 100 mm. As portas estão colocadas nos melhores lugares para a extração eficiente da serragem das cabeças de corte, assim como para manter o local de trabalho limpo.
Com a plaina/moldador MP260, pode processar o material até à altura de 100 mm, mas de modo a moldar ou perfilar as superfícies laterais deste material elevado, tem de ajustar a máquina e instalar as cabeças de corte opcionais de 100 mm de altura.
Para a instalação das cabeças de corte, tem de utilizar porcas achatadas especiais. A largura de moldagem máxima do processamento de quatro lados do material (com 4 cabeças de corte inseridas) é de 260 mm. Pode ser aumentada para 300 mm através da remoção de 2 cabeças de corte laterais e da utilização de duas cabeças de corte horizontais (processamento de 2 lados), ou pode ser mesmo aumentada para 410 mm na moldagem de 1 lado, quando apenas se encontra inserida a cabeça de corte superior.